Volta às aulas: dirija com cuidado próximo de escolas

01 de fevereiro de 2019

As férias chegaram ao fim. E a rotina das crianças e adolescentes é retomada com a volta às aulas. Material escolar, uniforme, lanche, horários e mais uma série de outros cuidados passam a ser rotina na vida da família, mas o trânsito não pode ser esquecido. Com isso, os cuidados dos pais com a segurança precisam estar em dia para que ninguém corra risco.

Com o início do ano letivo, o trânsito volta ao seu ritmo mais intenso, diferente do período das férias. Portanto, todo cuidado é pouco. E para diminuir a violência nas ruas, avenidas e rodovias, todos devemos redobrar os cuidados e principalmente, seguir a sinalização.

Vários são as medidas de proteção necessárias na hora de transportar as crianças para a escola. A questão da velocidade é fundamental. Não respeitar os limites de velocidade está entre as principais causas de acidentes em todo o mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No entorno das escolas é fundamental que seja empregada uma velocidade baixa, pois o fluxo de pedestres, ciclistas e veículos é sempre grande em muitos horários. Independentemente de haver ou não sinalização, o bom condutor sempre reduz a velocidade para não colocar em risco a vida de ninguém.

Os equipamentos de proteção para cada faixa etária não devem ser relegados a segundo plano. Não existe nenhuma criança segura se não estiver acomodada nos equipamentos corretos. Então, vale lembrar que, de 0 a 1 ano, os bebês só podem ser transportados em bebês confortos, instalados de costas para o fluxo. A partir de um ano aproximadamente, a criança já deve ir para a cadeirinha e nela deve permanecer até por volta dos quatro anos. A partir dessa idade, a criança pode usar o assento de elevação (booster) até quando alcançar os pés inteiros no assoalho do carro sempre no banco de trás. No banco da frente, viajam apenas as crianças com 10 anos ou mais.

Uma infração bastante corriqueira, cometida na entrada e saída dos alunos é a fila dupla: uma atitude desrespeitosa e bastante perigosa para os pedestres. Não existe segurança no trânsito quando há desrespeito à legislação. Parar em fila dupla pode colocar seu filho, as outras crianças e demais pedestres e condutores em risco. Nunca faça isso. Prefira estacionar num lugar mais longe, mas que todos estejam em segurança.

Falando em desembarque, ele só pode acontecer pelo lado da calçada e nunca no meio da rua. O embarque e desembarque em carro particular ou no transporte escolar merece todo cuidado.

E por último, respeite a faixa de pedestres. Perceba que há pessoas querendo atravessar e pare para que elas possam transitar em segurança. E pedestre, só atravesse na faixa. Ela é o local seguro e adequado para sua travessia.

 

FONTE: Observatório Nacional de Segurança Viária

 

Nenhuma descrição de foto disponível.     A imagem pode conter: desenho

Nenhuma descrição de foto disponível.     Nenhuma descrição de foto disponível.