Dê sentido ao trânsito, respeite a VIDA! - Maio Amarelo

05 de maio de 2021


Sendo uma das razões da fundação da ABSeV promover a segurança viária, neste mês participamos da campanha Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. 

Partimos do princípio de que é possível salvar vidas, tanto por meio da conscientização dos motoristas sobre a atenção e comportamento no trânsito, além do adequado desenvolvimento de projetos e implantação de dispositivos de sinalização e segurança viária.

Neste sentido, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

Na declaração feita pela ONU, são reconhecidas as ações promovidas e as lições aprendidas na primeira década de ação (2011-2020), como a necessidade de promover uma abordagem integrada para a saúde e segurança no trânsito.

Entendemos que os dados são preocupantes, sendo que, conforme apresentado recentemente pela ONU mais de 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo, em acidentes de trânsito. O mais grave é saber que grande parte destes acidentes e, consequentemente, as mortes, poderiam ser evitadas. 

A ABSeV com o apoio de fabricantes, projetistas e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, atua na promoção de normas e tecnologias, apresentando soluções para projetos e implantação de sinalização horizontal, vertical e dispositivos de segurança viária mais seguros e eficientes, que minimizem os acidentes e preservem a integridade dos usuários das vias. Além de dar suporte aos órgãos públicos, fornecendo dados e considerações técnicas sobre ações necessárias para a melhoria no trânsito e, acima de tudo, SALVAR VIDAS.