DNIT firma acordo de cooperação técnica levando melhorias à segurança viária

10 de março de 2022

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) celebrou, este mês, acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSeV) que contempla parceria em pesquisa e atualização/criação de documentos técnicos, abrangendo assuntos como sinalização, dispositivos de proteção, Intelligent Traffic Systems – ITS, geometria e outros. A troca e a disseminação de conhecimentos na área de infraestrutura de transportes está em consonância com os compromissos do DNIT, trazendo melhorias na área da segurança viária como um todo.

O DNIT atuará por meio do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR), que contribuirá com sua infraestrutura, estudos e corpo técnico, subsidiando a revisão e atualização do acervo técnico na área de infraestrutura de transportes terrestres. A expectativa é de que, com a parceria, a revisão dos documentos técnicos do IPR siga parâmetros mais atualizados em relação às soluções inovadoras trazidas pelo mercado.
 
O acordo traz a possibilidade dessas instituições convergirem esforços para promover ações conjuntas de fomento ao intercâmbio de experiências, visando o aperfeiçoamento e difusão do conhecimento, na área de segurança viária, com a implantação de melhorias. A parceria também levará ao público o conhecimento mais atualizado, através eventos técnicos com a participação de profissionais que atuam no mercado e na academia.

Além do desenvolvimento de pesquisas e estudos multidisciplinares, o Acordo de Cooperação Técnica possibilitará a capacitação de seus servidores através de cursos, treinamentos e eventos científicos entre os membros da ABSeV e do DNIT.

 

Fonte: DNIT