Usar a seta é um ato de gentileza no trânsito

01 de agosto de 2019

Você sabia que o não uso da seta é uma das 10 principais causas de acidentes de trânsito?  Mesmo estando sozinho no veículo, o condutor troca informações com as pessoas com as quais divide as vias. Faróis e setas são instrumentos importantes para que essa comunicação aconteça.

O condutor, em especial os mais experientes, podem até não perceber, mas usar a seta é extremamente importante para a segurança tanto do condutor do veículo e de seus passageiros quanto para outros motoristas com os quais divide o espaço e, ainda, para os pedestres.

O uso da seta sinaliza as intenções do condutor. Ultrapassagens, retornos, conversões, mudança de faixa e paradas devem ser sinalizadas pelos motoristas com a seta, orienta o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, já que ela promove ‘o diálogo’ no trânsito.

Usar os faróis de forma adequada também é importante para a segurança. A alternância de luz baixa por um curto período, por exemplo, indica para o condutor do veículo em sentido contrário que ele encontrará alguma dificuldade na pista e que, portanto, deve estar atento e reduzir a velocidade. Esta comunicação serve também para pedir passagem.

No caso de o carro que segue atrás alternar insistentemente o farol ele pode estar sinalizando que o seu veículo está com algum problema. Neste caso, procure ouvir os sons de seu carro e se notar algum problema de fato, pare em local seguro. Esse mesmo sinal pode indicar que o motorista está com algum problema no veículo, ou levando alguém para o hospital. A melhor atitude, nesse caso, é dar a passagem.

Lembre-se sempre que as pessoas não adivinham suas intenções e comportamentos, nem mesmo no trânsito. E que a falta de comunicação pode custar vidas. Portanto, esteja sempre atento!