Coloque a criança na cadeirinha para não chorar de arrependimento depois!

05 de outubro de 2018

Em outubro comemoramos o Dia das Crianças. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária usa o Programa Laço Amarelo para chamar a atenção, mais uma vez, para a importância de mantermos as crianças seguras dentro do veículo. Sabemos que um descuido, ou qualquer erro conduzindo o veículo, pode ser fatal ou gerar graves lesões. Muitas vezes, deixamos a segurança por preguiça, ou por não ter o hábito de usar o cinto de segurança. E infelizmente fazemos o mesmo com as crianças, não os ensinando desde pequenos a utilizar a cadeirinha, deixando-os soltos no banco de trás, achando que assim estão seguros e protegidos.

 

Um adulto ou uma criança solta no banco de trás, automaticamente, são arremessados para frente com uma força desproporcional ao seu peso, podendo matar a pessoa na frente ou se machucar gravemente.

 

Toda criança adora o colo da mãe, mas dentro de um veículo isso é extremamente perigoso. Não há força e amor de mãe que segure uma criança no caso de uma freada brusca. Por causa da velocidade a criança pode atravessar o para-brisa do carro e morrer. Ou ainda, a criança pode sofrer sérias lesões na região da cabeça e pescoço no caso de uma freada brusca.

 

Transportar uma criança dentro do veículo merece toda uma atenção necessária. A criança de até 10 (dez) anos deve estar sempre no branco traseiro, utilizando os equipamentos de retenção compatíveis com seu tamanho e idade. Na moto, só quando alcançar a pedaleira e conseguir se sustentar sozinha, abraçando o condutor com firmeza e com o capacete adequado.

 

Exija o Isofix! É o sistema universal de fixação de cadeirinhas, e é muito mais seguro que a adaptação brasileira com o uso do cinto de segurança, e é obrigatório nos veículos fabricados a partir de 2018, conforme prevê a resolução CONTRAN 518/2015. O principal benefício desse sistema, é que ele proporciona um vínculo estrutural bem seguro e rápido entre a cadeirinha e a carroçaria do veículo.

 

Fique atento ao transportar as crianças. É melhor elas chorarem protegidas no dispositivo correto do que por uma lesão causada por acidente de trânsito. Ou ainda mais triste, é ver uma mãe e um pai chorando a perda de seu filho! Reflita sobre isso.