Manutenção do veículo em dia é sinônimo de tranquilidade e segurança

05 de dezembro de 2018

Um veículo em boas condições e com revisões feitas periodicamente também evita maiores gastos na hora de levar para o mecânico. Fuja das surpresas desagradáveis, do stress e do constrangimento de ‘ficar parado na rua’ com seu carro, moto ou caminhão.

É importante ressaltar que todo veículo sofre desgastes enquanto é utilizado, independente do cuidado do condutor; e para reduzir esses desgastes e minimizar os seus efeitos, a manutenção preventiva é a decisão mais acertada e econômica.

Você sabia que um amortecedor desgastado pode comprometer a estabilidade e o funcionamento dos freios do veículo, aumentando em até três metros a distância de frenagem? Imagine o perigo que você, sua família e os outros motoristas podem correr com essa falha por sua falta de cuidado com o carro.

Um veículo sem manutenção periódica também acarreta maior emissão de poluentes e maiores gastos com combustíveis. Daí a importância de seguir as recomendações do manual do fabricante e se programar para que seu veículo entre na oficina mecânica pelo menos uma vez ao ano.

O ideal é estar atento aos prazos indicados pela montadora do veículo e fazer a revisão respeitando as datas. Programe-se para fazer uma vez ao ano uma parada na oficina ou concessionária de veículos. Essa atitude, unida à direção segura e responsável por parte do condutor, reduz bastante o risco de um acidente de trânsito.

O condutor pode, por exemplo, verificar o nível de água do radiador, nível de óleo, calibragem e condições dos pneus e luzes do veículo. Caso, algum desses itens apresente mau funcionamento ou vazamentos, procure um mecânico. Cuidado com os prazos e quilometragens para realizar a troca de óleo, isso aumenta bastante a vida útil do motor.

O mecânico deve verificar todo o sistema de freios – pastilhas, lonas, discos e fluídos; troca dos filtros de óleo, ar e combustível; as velas; a correia dentada ou a corrente; e o alinhamento e balanceamento do veículo. Com esses cuidados, faça sua viagem tranquilo e seguro.

Motocicleta também precisa de manutenção

A manutenção frequente nas motocicletas também acarreta um custo financeiro menor do que a correção de falhas e peças já desgastadas demais. Freios, pneus, rodas e itens de segurança devem sempre ser verificados.

A lubrificação do motor e o estado de funcionamento dos comandos e cabos também precisam ser vistoriados. A corrente, por exemplo, deve ser lubrificada semanalmente com óleo específico para essa manutenção. No motor, uso o óleo indicado pelo fabricante.

Os espelhos também precisam estar em bom estado, pois contribuem com uma condução mais segura e responsável. As luzes precisam estar em perfeitas condições, porque se estiverem com defeito ou quebradas, a moto ficará menos visível até mesmo durante o dia, o que pode ocasionar acidentes de graves proporções.