Por que dirigir sob efeito de drogas lícitas e ilícitas é perigoso?

27 de fevereiro de 2019

Março, mês do Carnaval 2019, muitas pessoas saem para se divertir, viajar com a família e curtir os bailes e desfiles. O Programa Laço Amarelo, do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, aproveita este momento para falar sobre o uso de drogas e outras substâncias, atrelado à direção de veículos. Medicamentos para controle de determinadas doenças, drogas lícitas ou ilícitas podem trazer consequências na forma como a pessoa conduz um carro, moto, ônibus ou caminhão. Ciclistas e pedestres não estão livres de sofrer um acidente quando há consumo de álcool ou outra droga.

Embora ainda exista quem não respeite a determinação, todos sabem que beber e dirigir é proibido e traz riscos de acidentes e mortes. Do mesmo modo, além de proibidas e de causarem danos à saúde, as drogas igualmente se traduzem em perigosa combinação quando somada à condução de um veículo.

As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais “acesas”, “ligadas”, com “menos sono”, “elétricas” etc. São chamadas de “rebite”, principalmente entre os motoristas que precisam dirigir durante várias horas seguidas sem descanso, a fim de cumprir prazos. Também são conhecidas como “bola” por estudantes que passam noites inteiras estudando, ou por pessoas que costumam fazer regimes de emagrecimento sem acompanhamento médico. 

As anfetaminas agem de maneira ampla afetando vários comportamentos do ser humano. A pessoa sob sua ação tem insônia, perde o apetite, sente-se cheia de energia e fala mais rápido, ficando “ligada”.

A habilidade de dirigir ou pilotar exige do motorista a utilização de várias habilidades cerebrais que são perdidas com o uso de qualquer tipo de droga ou substância. Apesar de estar com a sua capacidade comprometida, o indivíduo sob o efeito de drogas, pensa que está em plenas condições psicológicas e físicas.

Alguns medicamentos também podem interferir nas condições de um condutor de veículos. Ansiolíticos, ou remédios que combatem alergia e inibidores de apetite podem causar tontura, sonolência e até mesmo a redução dos reflexos.

Como se sabe, o ato de dirigir requer atenção total do condutor, uma vez que é preciso analisar a ação e reação correta antes de qualquer manobra; estar atento ao tempo e à distância entre outro veículo; estar com todos os seus sentidos em perfeita harmonia.

Para fazer parte dos que atuam para um trânsito mais seguro e estão atentos à preservação de suas próprias vidas e das vidas de outros motoristas e pedestres que compartilham as vias, é necessário estar atento e evitar pegar o volante em condições que podem corresponder a alguma situação de risco.

 

FONTE: Observatório Nacional de Segurança Viária