Confira os Projetos Finalistas no 1° prêmio ABSeV de Segurança Viária

Responsável pela inscrição

Nome: Daniel Silva Luiz Crispim

Atuação: Coordenador dos Projetos.


Empresa responsável pelo trabalho

Empresa: MDN ENGENHARIA E SISTEMAS DE TRÁFEGO LTDA


Dados do trabalho inscrito

Titulo: Serviços técnicos de engenharia de tráfego para desenvolvimento de estudos de circulação, projetos, especificações para sinalização viária horizontal, vertical e semafórica, projetos de controle, monitoramento e fiscalização do trânsito em Sertãozinho-SP.

data da implantação: 2022-01-17

Localização: Sertãozinho-SP

Breve descritivo do trabalho: Elaboração de 1. Programa de Revitalização da Sinalização Viária da Cidade; 2. Projeto de Sistema de Controle de Semáforos Centralizado; 3. Projeto Circuito Fechado de Televisão; 4. Sistema de Cercamento Eletrônico e Controle de Acesso; 5. Projeto Básico do Centro de Controle Operacional Integrado – COI e; 6. Consultoria Continuada de Apoio Técnico e Projetos.

Objetivo do trabalho: Melhorar as condições administrativas e operacionais de trânsito em sua malha viária, propiciando melhores condições de mobilidade, bem como, atingir a eficácia da gestão do trânsito no Município.

Breve descritivo dos resultados obtidos: Foram desenvolvidas, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, através do DEMUTRAN - Departamento Municipal de Trânsito, os seguintes produtos: 1. Programa de Revitalização da Sinalização Viária da Cidade; 2. Projeto de Sistema de Controle de Semáforos Centralizado; 3. Projeto Circuito Fechado de Televisão; 4. Sistema de Cercamento Eletrônico e Controle de Acesso; 5. Projeto Básico do Centro de Controle Operacional Integrado – COI e; 6. Consultoria Continuada de Apoio Técnico e Projetos (Projetos de Traffic Calming e Relatórios de Análises de Segurança Viária). Esta inscrição é de um contrato da Prefeitura de Sertãozinho com a MDN Engenharia, uma empresa integrante do Grupo Certare. Obs.: Os projetos integrantes do Produto 6 - Consultoria Continuada de Apoio Técnico e Projetos (Projetos de Traffic Calming e Relatórios de Análises de Segurança Viária) não couberam aqui no sistema, portanto, foram enviados apenas os Projetos do Grupo A do Produto 6. No total, há mais outros 5 Grupos (B, C, D, E e F).

Responsável pela inscrição

Nome: Jamil Megid Junior

Atuação: Coordenação geral do trabalho


Empresa responsável pelo trabalho

Empresa: OBSERVATORIO NACIONAL DE SEGURANCA VIARIA E VEICULAR


Dados do trabalho inscrito

Titulo: Rodovias que Perdoam – Brasil (RQP-BR): uma metodologia teórico-prática para a segurança viária

data da implantação: 2021-07-22

Localização: Abrangência Nacional, com ações específicas no Paraná, Rio Grande do Sul e Paraíba.

Breve descritivo do trabalho: A metodologia RQP-BR foi desenvolvida pelo Núcleo de Segurança Viária e Mobilidade do Observatório Nacional de Segurança Viária, o qual articulou a contribuição de representantes de 20 entidades públicas e 10 entidades privadas para a construção. Nosso Projeto RQP-BR aborda uma metodologia teórico-prática que visa priorizar a segurança viária por intermédio da atualização de conhecimentos e normas técnicas, difusão de inovações e boas práticas e, também, estudo de trechos e locais críticos de sinistros selecionados, debate de soluções e proposição de anteprojetos que visem ações imediatas, de baixo custo, rápida implantação e que reduzam lesões e mortes naquele local/trecho. Vejo que se trata de projeto integrado nas áreas de educação/capacitação, normatização, materiais e dispositivos, tecnologias e de ESG, com a finalidade de produzir visão proativa para a segurança viária (conhecer, estudar e agir)!"

Objetivo do trabalho: Ampliar a especialização técnica e operacional na engenharia viária e, efetivamente, reduzir sinistros de trânsito adaptada ao cenário das rodovias brasileiras, considerando a aplicação de produtos que tenham qualidade, performance e desempenho

Breve descritivo dos resultados obtidos: Resultado 1) Relatório final contendo: as metas levantadas e analisadas durante as discussões com as entidades, conjunto de Ações Imediatas a serem implementadas em curto prazo, e Ações Estratégicas para serem estudadas entre 2021 e 2022.